08/12/2014

EAD participa do Congresso PeopleNet in Education


Discutindo temas relevantes sobre o perfil dos educadores do novo milênio e técnicas de ensino e aprendizagem, compatíveis com as demandas e necessidades das novas gerações, as Faculdades Integradas Rio Branco sediaram, no dia 5 de dezembro, o People.Net in Education. O evento contou a presença do coordenador do Ensino a Distância Rio Branco, Wagner Tadeu Mendes, em uma das mesas de discussão.

Wagner Tadeu Mendes participou da mesa que teve como temas "Educador Digital" e "Coordenação de contextos de aprendizagem" e contou com as presenças dos educadores José Valente, Adolfo Tanzi e Rainer Marinho da Costa. As discussões tiveram como foco a produção de conteúdo ou gestão de conteúdos já existentes; a importância do papel da tutoria no ensino a distância; o processo avaliativo do ensino a distância tendo em vista que pela ótica da norma a avaliação é pontual e não processual; e como as instituições de ensino veem a convalidação do conhecimento adquirido por meio das MOOCs.


Auditório cheio para as palestras do PeopleNet in Education

O coordenador do Ensino a Distância Rio Branco falou sobre a formação dos professores autores para a geração de conteúdos para a plataforma a distância. Segundo ele, no EAD Rio Branco existe um processo de formação dos educadores que já atuam na instituição para o desenvolvimento de conteúdos adequados ao formato não presencial. Outro aspecto ressaltado foi a importância do cuidado com os direitos autorais.


Em relação ao papel da Tutoria, no Ensino a Distância Rio Branco o tutor é o próprio professor que gerou o conteúdo do curso. “Este diferencial é realidade no EAD Rio Branco e consta em nosso Projeto Político Pedagógico”, destacou Wagner Tadeu Mendes.

Segundo determinação do Ministério da Educação, a avaliação deve ser composta em mais de 50% de uma avaliação presencial, e o complemento cada instituição tem autonomia para definir como é o processo. No EAD Rio Branco, a avaliação do aluno é realizada a cada atividade proposta, por meio da participação dos estudantes. Segundo Wagner Tadeu Mendes, a participação do aluno em todas as etapas é a grande estratégia de motivação.

O coordenador destacou, ainda, que existem disponíveis diversos conteúdos abertos. Porém, no processo de avaliação do MEC, o conteúdo precisa ter autoria, comprovação de direitos autorais e propriedade da instituição. Assim, o EAD Rio Branco foca na produção de conteúdos próprios, personalizando o ensino para garantir a qualidade.

O objetivo do People.Net é debater, construir e divulgar o papel do educador como um construtor do conhecimento também espaços online. A abertura das atividades contou com a presença de Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, que destacou a importância da instituição de sediar evento, que reúne pessoas formadoras de opinião e que buscam o conhecimento.


Wagner Tadeu Mendes durante as palestras


Voltar

© 2016 Rio Branco EAD. Todos os direitos reservados.